
Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Em São Paulo de Olivença, 25 agricultores familiares concluíram o curso “Boas Práticas na Fabricação de Derivados de Mandioca”, promovido pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam). A capacitação, encerrada no domingo (9), faz parte do Projeto Prioritário (PP) de Mandioca, iniciativa que busca fortalecer a cadeia produtiva do cultivo no estado.
O curso foi ministrado pela extensionista da Gerência de Apoio à Produção Vegetal (GPV), Elcina de Lima da Silva, e aconteceu no sítio Adamor Carvalho, localizado no km 1 da Estrada do Bonfim. Participaram agricultores integrantes de quatro associações locais: Arel-Shaday, Agroexspo, Asproluz e Monte das Oliveiras.
De acordo com o técnico responsável pela Unidade Local (UnLoc) Idam/São Paulo de Olivença, Elian Eric Martins, a proposta é melhorar a qualidade da produção e ampliar o potencial de comercialização dos produtos fabricados a partir da mandioca.
“A capacitação abordou, principalmente, o melhoramento da farinha, mas também cobriu temas como lavagem das raízes, trituração, prensagem e escaldamento da massa, e fabricação de farinhas de mandioca e de tapioca, beijus doces e salgados, queijo de mandioca, bolos, creme e farinha saborizada”, disse o técnico do Idam.
A iniciativa reforça o compromisso do Idam com o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar, promovendo conhecimento técnico e boas práticas que contribuem para o aumento da renda e a valorização dos produtos regionais.
Com informações da Assessoria*
Por Victoria Medeiros, da Redação
Foto: Divulgação/Idam